FACUL E UNILAB ASSINAM ACORDO DE PARCERIA ACADÉMICA
No passado dia 18 de Maio a FACUL – Centro Académico Digital e a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), assinaram um “Protocolo de Intenção e Cooperação Académica”.
O acordo que terá a duração de cinco anos, tem como escopo a colaboração em actividades de ensino, pesquisa e extensão, por intermédio de ações a serem futuramente pactuadas através de acordos de cooperação e/ou convênios específicos e seus respectivos planos de trabalho.
Constam dos objectivos comuns da parceria, o fortalecimento da cooperação académica, a promoção de intercâmbios que articulem aspectos culturais científicos e técnicos, a oportunização de interlocuções densas, continuadas e cumulativas entre educadores e pesquisadores, o impulsionamento de parcerias interinstitucionais entre diferentes cursos, redes e grupos académicos, e o desenvolvimento de ações que promovam articulações entre ciência, sociedade e política, e impactem positivamente as sociedades e os Estados luso-brasilerios em diferentes dimensões, componentes e escalas sociais, fisico-geográficas e temporais.
No acto estiveram, em representação da FACUL o seu Administrador Executivo Mauro Daniel Pedro de Sousa Paim, e em representação da UNILAB o seu Reitor Roque do Nascimento Albuquerque.
No âmbito da parceria, foi assinado também um Convênio Mútuo de Concessão de Estágio, com vista a garantir o acesso dos estudantes de ambas as partes ao estágio curricular e não curricular, obrigatório e não obrigatório, remunerado e não remunerado.
Segundo o representante da FACUL, Mauro de Sousa Paim, é de grande valia estabelecer cooperação com uma instituição de ensino estrangeira com forte pendor internacional, que defende a mesma causa (educação), e com princípios alicerçados na solidariedade e integração de países africanos, com maior enfoque para os que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Assim, espera-se que seja o primeiro de muitos, e se torne cada vez mais uma habilidade do projecto oferecer formações com parceiros bem reputados.
Autor:Paulo Jorge Rodrigues